Hospital Auxiliadora participa de evento sobre Captação de Recursos

Texto por: Assessoria de Comunicação do Hospital Auxiliadora
A equipe de Captação de Recurso do Hospital Auxiliadora participou na última semana do: “2º Curso de Imersão em Captação de Recursos”.  O encontro aconteceu na cidade de Águas de Lindóia-SP.
O curso intensivo realizado foi de 40 horas com objetivo de promover a ampliação de horizontes sobre a melhor maneira de mobilizar parceiros, doadores e patrocinadores, além de conhecer outras ferramentas para financiar programas e projetos. No curso, também foi abordado aspectos imprescindíveis para a gestão dos recursos captados, incluindo ferramentas de governança, transparência e fluxo de informações entre captadores de todo Brasil.
 
Objetivos do curso
 
·         Abrir horizontes no campo da captação de recursos;
·         Apresentar novas técnicas de financiamento de recursos para entidades filantrópicas;
·         Criar a cultura da captação de recursos profissionalizada e bem planejada;
·         Auxiliar gestores e captadores a reconhecer e solucionar problemas de captação e gestão de recursos;
·         Criar a cultura da transparência e fluxo de informações, auxiliando a administração dos recursos;
·         Trocar experiências com outros participantes para juntos, compartilhar soluções;
 
Para a supervisora de qualidade e desenvolvimento do Auxiliadora, Cláudia Andrea “O Hospital Auxiliadora como organização filantrópica da sociedade civil precisa de recursos para se manter. Para consegui-lo efetivamente, o HNSA desenvolve estratégias específicas para trazer recursos – principalmente dinheiro.  Esse conjunto de estratégias é chamada de Captação de Recursos”, explicou.
O papel da Captação de Recursos
 
Na teoria, a captação de recursos é o processo estruturado desenvolvido para pedir as contribuições voluntárias que a instituição precisa, sejam eles financeiros ou outros recursos, buscando as doações com indivíduos, empresas, governos, outras organizações etc. Na prática, captação de recursos significa ter uma equipe dedicada a pensar em ideias criativas para trazer as doações, a aproximar a organização da comunidade, a defender que ela seja o mais transparente possível etc. Captar recursos é, principalmente, ter pessoas na organização que entendem que a contribuição delas é fundamental para conseguir os recursos tão importantes para que o Hospital consiga cumprir a sua missão.