XXVIII FEIRA INTERDISCIPLINAR – CENSA LINS/SP

Texto por: Vera Lúcia Falcão Denis | Professora e Coordenadora Educativa Pastoral | Lins/SP

No dia 26 de outubro na quadra esportiva do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – CENSA – aconteceu a abertura da XXVIII FEINTER, com a entrada do Pavilhão Nacional, bandeira do Estado de São Paulo e do nosso município, Lins, e o canto do Hino Nacional Brasileiro por todos os presentes.

Como neste ano comemoramos o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida na rede dos pescadores no Rio Paraíba do Sul , homenageou-se Essa, que recebeu o título de Padroeira do Brasil, num momento de Fé e reflexão, rememorando história.

A Fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis, que sempre ocorrem na vida. A Fé é como luz na escuridão. Uma busca constante… que foi representada pela perseverança dos pescadores que encontraram a imagem e uma abundância de peixes, também pelos grupos de romeiros (alunos de todas as faixas etárias), assim como a entrada das bandeiras  de todos os Estados que, em conjunto, manifestaram a devoção do povo brasileiro à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Encerrada a abertura, todos os projetos foram abertos à visitação, nos dias 26 e 27 de outubro. Diversidade de temas que foram objetos de estudo durante o ano letivo e agora eram apresentados à comunidade. “Semeando Solidariedade e Resgatando Valores”, “Biodiversidade da Fauna Brasileira”, “Reciclagem do lixo: pequenas ações começam na infância”, “Febre Amarela: Questões de Atitude!” , “Saúde e Meio Ambiente: Possíveis Soluções”, “Conservação dos biomas brasileiros com ajuda de instituições e personalidades”, “Doenças Tropicais negligenciadas no Brasil. Bioma Mata Atlântica”, entre outros temas abordados.

Em todos os projetos, a certeza de que através de pequenos gestos do Ser Humano, procuramos construir grandes mudanças, em uma sociedade que anseia por uma vida melhor, com qualidade, justiça, paz…

Desse modo, sejamos seres humanos que transformam para melhor o mundo onde vivemos, com a concretização dos valores morais e da ética, mobilizados por causas de interesse social e comunitário, acreditando que somos capazes porque temos a presença de Deus em nossas ações e realizações.

Deus Pai, anima os seres humanos nessa busca constante pela Fé, Nossa Senhora Aparecida proteja o Brasil e os brasileiros!