XX CONFERÊNCIA DE EX-ALUNAS E EX-ALUNOS DO BRASIL (CENESB)

Texto por: Lucy F. Lucas Heritier | Presidente da Federação

A realização da XX Conferência Nacional das Ex-Alunas e  Ex-alunos  das FMA do Brasil, nos dias 24 a 27 de outubro, no Centro Cultural Missionário da CNBB, em Brasília, cujo tema foi: “Revigorar o nosso SER Salesiano no Mundo”, proporcionou  momentos verdadeiramente representativos para todos os participantes  das Federações e  das  Uniões do Brasil. Durante quatro dias, tivemos a oportunidade de apreciar e trocar experiências, através das apresentações dos trabalhos realizados por cada  União, testemunhos de vida, palestras e momentos de oração, descontração, da qual essa imensa “família salesiana”, que é  fruto de uma espiritualidade “Mornesina”, teve a alegria e satisfação de poder participar e colaborar para o crescimento e  fortalecimento desta Associação que tanto amamos.

O enriquecimento pessoal que cada participante pôde adquirir com essa experiência, foi de extrema importância para o amadurecimento de todos, além de proporcionar um estreitamento de laços afetivos entre os participantes que já se conheciam e os novos.

Percebemos, através desse convívio, quão numerosas são  as características em comum que possui quem conviveu em um ambiente salesiano, mesmo estando distante uns dos outros. Tudo isso nos faz comprovar que realmente somos uma “Grande Família, espalhada por esse imenso país”. Características essas que adquirimos através das sementes plantadas em nossos corações e mentes pelas “mãos” de nossas queridas Irmãs, Filhas de Maria Auxiliadora.

Também podemos citar como destaque desse evento, a excelente palestra ministrada pela Ir. Adair Sberga, com o tema: “A Formação da Pessoa em Edith Stein e em Dom Bosco. Para nós, foi de grande valia e enriquecimento pessoal”.

Como Presidente da Federação da Inspetoria Imaculada Auxiliadora, de Campo Grande – MS, tive a oportunidade de falar sobre minha experiência no curso de “Salesianidade”, realizado por três anos no Equador e concluído no quarto ano, em Turim. Experiência esta, que me trouxe capacidade para dar início às realizações de “Formações Salesianas” para diversos e distintos grupos da Instituição. Também, tive a oportunidade de apresentar o Curso de Pós-Graduação on-line, realizado pela UCDB / CG – MS, que  faço para aprimoramento pessoal, aprofundar e evoluir no conhecimento da “Espiritualidade Salesiana” ou, talvez, melhor dizendo, “Espiritualidade Bosquiana”.

“Ser Ex-aluna, Ex-aluno salesiano é pertencer a uma família grande e amiga, seja qual for o seu caminho”.