URBI ET ORBI (Refletindo sobre as palavras do Papa Francisco)

Texto por: Terezinha dos Santos | FMA

Pope Francis delivers an extraordinary Urbi et Orbi 1 - URBI ET ORBI (Refletindo sobre as palavras do Papa Francisco)

Ao entardecer… sombras se derramam sobre o oceano e delineiam contornos preocupantes no horizonte… súbita e inesperada tempestade revela a fragilidade do pequeno barco: “Salva-nos, Senhor, que perecemos!”

Sombras ameaçadoras encheram de vazio praças, ruas, lojas  e cidades…Nesse  pequeno e frágil barco, chamado Planeta Terra, subitamente a humanidade viu-se sem âncora, sem leme, sem porto, sem piloto! Mas, não! O piloto dorme, sereno, aguardando aquele grito unânime, a uma só voz mundial: “Dêmo-nos  as mãos, vamos remar juntos, todos somos necessários!”

“Ainda não tendes fé?” Sim, temos fé, mas ela está encoberta pela superficialidade da vida, pelo individualismo, pela ganância e pela perda do sentido de fraternidade…aquela onda gigante trouxe à luz da realidade a destruição das famílias, o anestesiar de valores, o descaminho de crianças e jovens, o desprezo aos idosos, o mar de avidez e injustiças.

“Por que sois tão medrosos?” Um vírus invisível, silencioso e onipotente, nos impulsiona a mudar de hábitos, de sentimentos, a converter-nos. Um ser imperceptível nos mostra, com arrasadora evidência que devemos nos “importar com os outros” senão perecemos todos…

O planeta enfermo, não só pelo coronavírus, mas acima de tudo, pela injustiça, pela falta de amor, avidez, orgulho e vanglória, de repente enxerga companheiros de viagem, simples e anônimos, que não entregam à desesperança, mas que se doam, se imolam e dão a vida e acreditam naquele que, com um gesto fez as ondas silenciarem.

É hora de acordar a fé que dorme dentro de nós… é hora de acordar o Cristo e trazê-lo para o barco da nossa vida e com Ele vencer as tempestades e a escuridão, vivenciar a fraternidade, a partilha e a fé operante. Cristo, a nossa âncora, leme, rocha e Mestre, diz hoje ao nosso coração: “Não tenhais medo, eu venci o mundo!”

Confira esse vídeo da música Fica Aqui Conosco Senhor em Italiano