UM DIA PARA PENSAR…

Texto por: Ir. Terezinha dos Santos | FMA

No dia 29 de julho, o bispo D. Luis Knupp, da  Diocese de Três Lagoas, sintonizado com as diretrizes do Santo Padre, convocou sacerdotes e religiosas para um dia de reflexão sobre o último documento do Papa Francisco, de grande significado e premência para toda a Igreja: Vós sois a luz do mundo, a respeito da defesa e proteção dos menores e vulneráveis e o documento da CNBB, intitulado “ O cuidado pastoral das vítimas de abuso sexual.

O encontro foi  em um recanto na cidade de Três Lagoas, onde  numerosos sacerdotes e religiosos, de diversas cidades da diocese,  partilharam reflexões, propostas e orientações sobre problemas de cunho moral e social, envolvendo pessoas ligadas à Igreja.

Após o café da manhã, a celebração eucarística renovou o desejo de uma entrega total e sem reservas ao Reino de Deus. D. Luis Knupp convidou dois religiosos que foram os facilitadores da reflexão e conduziram o diálogo e os questionamentos sobre o complexo tema.

O Frei Rubens Nunes Mota apresentou com clareza e segurança o tema: “Cuidando do próprio processo  a partir da afetividade e sexualidade”  e o Diácono Roberto Rabelati  tratou de temas ligados à questão jurídica e implicações canônicas sobre a proteção a pessoas vulneráveis.  Na conclusão do dia, foram levantadas sugestões e propostas concretas para que cada paróquia elabore projetos que encaminhem a solução dos diversos problemas que possam surgir.