Trabalho Infantil: criança tem direito de brincar

Texto por: PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e compreender os textos trabalhados;
  • Refletir sobre o que é ser criança;
  • Conhecer e reconhecer os direitos e deveres da criança;
  • Conhecer por meio de fotografias tipos de trabalho infantil dos dias atuais e de antigamente;
  • Perceber a importância dos direitos da criança para sua vida;
  •  Identificar semelhanças e diferenças entre os direitos e deveres dos dias atuais e antigamente;
  • Conhecer um pouco sobre como era os direitos e deveres de pessoas com mais vivência, ou seja os avós;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente180 – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações e pequenos textos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em “Cadernos de Formação”. Acesso em: 05 de out. 2014.

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de out. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa. Os alunos deverão expor suas ideias sobre o que pensam sobre o que é ser criança. Em seguida peça a eles que observem a imagem abaixo e discutam:

 

Fonte: Sítio: Pintando o 7 – Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Disponível em: <http://www.desenhoseatividades.com/2013/05/dia-de-combate-ao-trabalho-infantil-35.html>. ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas ao trabalho infantil.). Acesso em: 16 de out. 2014.

 

  • O que as crianças apresentadas nas imagens estão fazendo?
  • Do que você mais gosta de brincar? E do que não gosta? Por quê?
  • Quantas horas você brinca por dia?
  • Onde você costuma brincar? Geralmente é sozinho ou com os colegas?
  • Quando brinca acompanhado, do que costumam brincar?
  • E quando está sozinho, qual é a brincadeira que não falta?

Veja todo o conteúdo em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58282