Missão, Visão e Valores

Missão

Oportunizar ao jovem uma educação evangélico-libertadora, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

Ser uma Inspetoria comprometida com o Reino de Deus que, atuando com projetos inovadores, faz da educação uma arte de transformação.

Macro Objetivos da Visão

Objetivo 1 – Promover relações qualificadas onde a educação aconteça como arte de transformação.

Objetivo 2 – Desenvolver atividades que garantam o crescimento pessoal, profissional e econômico da Inspetoria.

Objetivo 3 – Desenvolver projetos inovadores nas áreas de atuação.

Objetivo 4 – Implementar ações humanizadoras que despertem a consciência da dignidade e satisfação de cada pessoa, segundo o projeto evangélico “Vim para que todos tenham vida”

Valores

Carisma e Espiritualidade Salesiana: Viver a vida quotidiana no mistério de Deus Pai, fazendo da presença, misteriosa e envolvente do Espírito Santo, o sentido global da própria vida, o porto de referência de toda escolha, o fundamento da esperança. E tudo inspirando-se na imagem evangélica do Jesus Bom Pastor, na presença materna de Maria e com o coração de D. Bosco e de M. Mazzarello, em clima de alegria, de amor e de acolhimento.

Relações Humanizantes: A nossa vida é testemunho de doação, de acolhimento e de solidariedade em favor da dignidade humana. O relacionamento intra e interpessoal (educadores e jovens) embasado na confiança, compreensão, alegria e amor cria um clima educativo, estimula o crescimento pessoal, sem dependência ou direcionismo e gera lideranças comprometidas com o futuro.

Comprometimento / Ética / Excelência: Oferecer a própria vida, a própria vivência, os próprios ideais para dar uma resposta, séria e concreta, à criança, ao adolescente e ao jovem para:

1. Garantir, num relacionamento dialógico, a singularidade e autonomia de cada pessoa,

2. Oferecer transparência e competência no ser e no agir,

3. Fortalecer o espírito de pertença e de unidade.

Visão Empresarial / Inovação: Fortalecer em nós um espírito inovador com responsabilidade, ousadia, disponibilidade, persistência e optar por uma educação Evangélico-libertadora, que abra novos caminhos para uma corajosa ação educativa.