História

FMA no Brasil

Em 1892 chegam às primeiras Filhas de Maria Auxiliadora ao Brasil: em Guaratinguetá, Lorena e Pindamonhagaba – SP.

Na época, Uruguai-Brasil constituem uma Visitadoria, cuja superiora é Ir. Emília Borgna.

Em 1893, é criada a Visitadoria do Brasil com “Casa Mãe” em Guaratinguetá, sob a coordenação da Visitadora, Ir. Teresa Rinaldi.

Cuiabá

Em 1895, incentivadas por Ir. Teresa Rinaldi, partem de Guaratinguetá 4 Irmãs missionárias: Ir. Frederica Hummel, Ir. Maria Heitzmann, Ir. Margherita Micheletto e Ir. Ana Gudehus. Juntam-se a elas: Ir. Rosa Kiste, Ir. Carolina Manfredi, Ir. Elena Michetti e Ir. Madalena Tramonti, todas do Uruguai, acompanhadas pela 2ª expedição dos Salesianos. De Corumbá, dirigem-se a Cuiabá, por via fluvial, e lá são calorosamente recebidos pela população.

As missionárias são acolhidas pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paula e pelo grupo de alunas do Asilo Santa Rita, fazendo fraterna convivência principalmente com as Irmãs de Caridade. As mesmas, regressando ao Rio de Janeiro, deixam à Ir. Rosa Kiste a direção do orfanato de São Vicente de Paula.

Depois de alguns dias, seguem para a Colônia Indígena “Teresa Cristina”: Ir. Frederica Hummel, como diretora; Ir. Margherita Micheletto e Ir. Maddalena Tramonti.

Criação da Inspetoria e Instalação da Sede em Campo Grande

Em 1913, após o VII Capítulo Geral, a Visitadoria do Brasil muda de nome e passa a ser chamada de  Inspetoria “Menor” São Afonso Maria de Ligório.

Em 1938 a sede desta Inspetoria é transferida para Campo Grande – MS.

Em 7 de março de 1941, a inspetora, Madre Marta Cerutti consegue a ereção canônica desta Inspetoria.

Em 1967, para distingui-la da Inspetoria dos Salesianos que tinha o mesmo título, a inspetora Madre Palmira Ghisoni e o seu Conselho fazem a mudança de denominação para Inspetoria Imaculada Auxiliadora.

Divisão da Inspetoria em duas com localizações em MT e MS

No início de 1993, após três anos de preparação, realiza-se a multiplicação da Inspetoria, que foi dividida da seguinte maneira:

  • Inspetoria Imaculada Auxiliadora: Sede em Campo Grande – MS   Inspetora: Ir. Maria de Lourdes Rosa
  • Inspetoria Nossa Senhora da Paz:  Sede em Cuiabá – MT: Inspetora: Ir. Darcy Dantas de Almeida.

A Inspetoria Imaculada Auxiliadora – IIA, hoje compreende nove comunidades, sendo 4 Filiais – três escolas, um Hospital, uma Obra Social, três Departamentos e a Sede Inspetorial, distribuídos no estado de Mato Grosso do Sul e no oeste do estado de São paulo, mais especificamente na cidade de Lins.