Semana de Integração reflete sobre os Temas: Fé, Coragem e Solidariedade

Texto por: Professor Lucio Gazal

Aconteceu no período de 11 a 15 de fevereiro de 2019, no Colégio Auxiliadora-MS a Semana de Integração. Neste ano de 2019 o tema foi Santidade Salesiana. Os dois primeiros dias da Semana de Integração foram dedicados a reflexão sobre: Coragem, fé, integração e solidariedade em sala de aula.

No primeiro dia os alunos tiveram a oportunidade conhecer a Comunidade Religiosa e em seguida assistiram a um vídeo que apresentou a vida da Irmã Maria Margarita G. Pérez e Irmã Pia Maria Morandini. O vídeo teve o objetivo de desenvolver com os alunos uma reflexão sobre a fé e a coragem destas duas missionárias Filhas de Maria Auxiliadora que entregaram sua vida em favor dos jovens. Após, a apresentação do vídeo em sala de aula pelos professores a pergunta forte que calou no coração dos jovens foi: Você também se entregaria por amor a uma causa?

No segundo dia, o tema foi a solidariedade em sala de aula, através de uma dinâmica chamada o túnel da solidariedade em que consistia que cada aluno passasse por dentro de um bambolê sem encostar o corpo e com a colaboração dos colegas. Os professores tendo a percepção da dinâmica trabalharam com os alunos alguns aspectos importante dentro de um grupo em sala de aula: cooperação, solidariedade, comprometimento, amizade, respeito.

Seguindo a tradição salesiana foi realizado no terceiro dia o dialogo sobre as normas, direitos e deveres para o ano de 2019.

Os alunos reuniram-se com seus coordenadores no Salão de Atos, onde ocorreu a comunicação de todos as informações que se refere aos aspectos disciplinares em sala de aula, questões relativas ás aulas da Escola de Inteligência e avaliações trimestrais e outros projetos pedagógicos do Auxiliadora.

No quarto dia o tema foi a santidade juvenil salesiana, que tem como modelo a jovem Laura Vicuña. Durante o primeiro momento da manhã, os jovens do grupo de teatro da escola apresentaram uma performance teatral sobre a vida de Laura, o exemplo de santidade que esta jovem deixou como modelo à juventude. O professor Lucio Gazal fez um belo depoimento sobre uma graça alcançada pelos alunos da escola nos finais dos anos 80 do século passado, sob a intercessão da Beata Laura Vicuña.  Os jovens atentos vivenciaram este instante salesiano de conhecimento dos santos salesianos e da forma de educar de Dom Bosco e Mazzarello.