CEMIC – Semana de Integração e Acolhimento

Texto por: Isabella Larissa Soares | Educadora Social | Musicalização

Aconteceu no CEMIC Lins, de 05 a 10 de fevereiro de 2018,  a “Semana de Integração e Acolhimento” das crianças, adolescentes e jovens. Iniciou-se o ano de atividades Sócio Educativas com muita  receptividade,  novas expectativas e grande alegria.

Ir. Maria Nilda Rangel fez a abertura baseada no tema: “Dá-me desta água” e proporcionou à clientela momentos de partilha,  inquietação espiritual e reflexão. Isso despertou em todos, sonhos e novos objetivos de vida.

A clientela participou de uma semana criativa com muitas dinâmicas coletivas entre elas a dinamica “O que você precisa Saber” que provocou a descoberta participativa sobre a história do CEMIC, de suas atividades e dos principais projetos desenvolvidos.

Outras dinâmicas foram realizadas para a criação corresponsável da cartilha de convivência – CEMIC” quando foram criados grupos de estudos, realizadas pesquisa entre alunos e educadores, momentos de rodas de conversa, apresentações em slides dos conteúdos e finalmente o plenário visando  a aprovação  ( de que?) dos projetos apresentados. (?)

Os educadores, juntamente com os Jovens organizaram uma comemoração com muitas brincadeiras, danças, blocos de fantasias e marchas carnavalescas, tudo trabalhando o tema: carnaval, cultura popular brasileira”. Na tarde de carnaval, crianças e jovens fantasiados apresentaram  “Domingos Savio” na quadra Poliesportiva com muita música,  espontaneidade, sorrisos, brincadeiras carnavalescas , de maneira sadia traduzindo o Sistema preventivo de D. Bosco.

A semana de integração, culminando com a festa do carnaval no CEMIC mostrou mais uma vez que a força jovem pode ter uma influência positiva na  sociedade.

O despertar de sonhos e a capacidade de fazer com que cada indivíduo acredite em seu potencial proporciona aos educadores sociais do CEMIC  a esperança de um futuro melhor.

Por isso, como diz um dos slogans da família CEMIC, juntos podemos Mudar o Mundo.