Repórter por um dia

Texto por: Professora Gabrielle C. Mendes

As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental tiveram uma missão muito importante, a de ser repórter por um dia.

O material didático de Língua Portuguesa propõe que cada criança entreviste um adulto que more em sua casa, com o interesse de descobrirem: Como era a escola na idade que elas estão hoje? O que a escola tinha de interessante? Do que eles não gostavam? A pergunta que gerou mais interesse nas crianças foi: Como o adulto entrevistado aprendeu a ler?

Com a participação dos pais, avós, irmãos, e toda a família, as crianças produziram vídeos, usaram a criatividade e ficaram muito entusiasmados com a experiência de serem repórteres por um dia.

O resultado da atividade foi o enriquecimento das partilhas nas aulas de Língua Portuguesa, o entendimento de que o processo de aquisição da leitura e escrita acontece com todos, porém cada um teve uma experiência diferente e a importante participação dos pais e familiares nas atividades escolares.