PROJETO MOÇAMBIQUE

Texto por: Naya de Arruda Torrezan | Gestora de Atividades Educacionais

A Professora de História da Escola Estadual São José, Fabiana Christine Ferreira Rocha de Freitas, está desenvolvendo o Projeto “Intercâmbio Cultural” entre os alunos de Campo Grande, Escola São José e Chiure, Moçambique, África. De acordo com a professora, o projeto tem em vista atender a LEI Nº 10.639/03, que propõe o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, por isso afirma: “Resolvemos interagir com a escola Dom Bosco de Chiure, em Moçambique, por meio do whatssap”.

A Irmã Erondina Pereira, Salesiana, missionária na África, que é professora em Chiure, faz a mediação na escola de Moçambique, onde os alunos daqui fazem perguntas e os alunos de lá respondem, e vice-versa.

Por meio de pesquisas e vídeos, os alunos estudam a história daquele país e, particularmente, da cidade de Chiure, o que motiva os alunos a conhecer a cultura e a história desse povo, bem como eles podem conhecer o trabalho desenvolvido pelas Salesianas em países de extrema pobreza, trocando experiências e compartilhando sonhos.