PROJETO CONECTA 2018

Texto por: Fernanda Xavier Soares | Professora de tecnologia

A Culminância do Projeto Conecta no dia 07 de novembro de 2018 na Escola São José foi uma demonstração de que professores e alunos são capazes de produzir e elaborar projetos educomunicativos que tocam e transformam. Trabalhar o Projeto Conecta é sempre um avanço na turma ou turmas para as quais é proposta. Este ano o 5º ano “B” abraçou o projeto nas disciplinas de português, história e artes, integrando com os alunos especiais e com desigualdades sociais, através da produção de cinema mudo, estudos, pesquisas, auxilio da tecnologia e redes sociais.

Já na turma do 9º Ano A foi trabalhado nas disciplinas de Ensino Religioso, Inglês e Artes com foco no âmbito social que permeia os pré-conceitos e seus atos discriminatórios.

Entre as 86 escolas onde 6 foram selecionadas, a Escola São José foi contemplada para apresentar o projeto para todas as outras.

Vejam alguns depoimentos de alunos e professores envolvidos: “Eu gostei muito, porque neste momento confiamos uns nos outros e contamos até nossos segredos.” Amanda Turola, 10 anos – 5º “B”; “Eu achei legal, divertido, nós ficamos mais próximos e nos conhecemos melhor”. Isabela Lara, 10 anos – 5º ano “B”; “Achei bom divertido, nós trabalhamos bem. Aprendi e conheci mais meus colegas”, Murilo Brites 10 anos – 5º ano “B”;”Experiência gratificante, a qual nos ajudou a ter visão da vida. Experiência única, trouxe conhecimento, proximidade, entender o lado do outro, e o que os outros passam.” Murilo Augusto Ferlin 14 anos – 9º “A”.

“Através do Projeto Conecta foi possível conhecer e desenvolver as habilidades de cada aluno, respeitando suas diferenças e limitações. Assim encerro esse ciclo de aprendizagem com o sentimento de gratidão e a certeza que o sucesso só é alcançado quando existe dedicação, respeito e amor no que fazemos.” Juliana Lima, professora de Arte.

“O trabalho realizado no Projeto Conecta foi de grande relevância, pois as atividades foram articuladas com os eixos temáticos, estimulando os alunos para a construção de novos conhecimentos em parceria com as novas tecnologias. Usar a tecnologia na disciplina de Arte é transformar a aprendizagem. É o aprender fazendo”. Professora Marly Rondon.