Praticando a Matemática Plus

Texto por: Professora de tecnologia: Fernanda Xavier Soares

Durante a semana de 09 a 13 de abril, os alunos das turmas do 2º ano ao 5º ano do ensino fundamental da escola São José realizaram a navegação de testes da plataforma Matemática Plus na sala de tecnologia (STE). A dragonlearn.com.br é uma plataforma online onde alunos de todo o Brasil estudam a matemática de forma interativa. Ela tem o objetivo de promover o interesse pela disciplina, incentivando o raciocínio criativo nas crianças. Para praticar essas atividades todos os alunos foram cadastrados e receberam login e senha, que foram fixados no seu caderno, assim o educando pode praticar em casa ou em outro lugar, também permitindo que os pais ou responsáveis, acompanhem seu desempenho por meio de um código gerado no ambiente. Este cadastro foi realizado e acompanhado pelos regentes de todas as turmas com o suporte e colaboração da Professora de tecnologia da escola. No momento das atividades os alunos tiveram a presença da diretora Fabiana Muniz do Carmo e da coordenação pedagógica Danielle Palagano da Rocha Mohr que também foram conhecer a Plataforma de estudos interativos.

Os alunos se sentiram motivados por participar de uma atividade diferenciada e desafiadora, solicitando aos professores que voltassem para praticar mais na STE, uma vez que nestes momentos eles podem interagir e ajudar uns aos outros. A plataforma também proporciona outros exercícios com jogos educativos para ser realizada em qualquer tempo e em qualquer lugar com acesso à internet.

Estudante Thainã Brito de Souza, 08(oito) anos, cursando o 4º ano B do Ensino Fundamental I: “[…] eu fui à sala de tecnologia fiz os exercícios, mas como recebi minha senha e login, cheguei em casa e fui fazer junto com meu irmão. Foi uma disputa pelo computador, porque é muito legal”.

Professora Aniete Medeiros de Lima, 50 anos, regente do 5º ano A do Ensino Fundamental I: “Percebi os alunos estimulados em acessar e fazer, não se dispersaram para nenhuma outra coisa, se mantiveram focados até a resolução das questões, sem contar que poderão continuar em casa e com a participação dos pais”.

Professor Wilson Rocha de Souza, regente do 4º ano A do Ensino Fundamental I: “Ajudou os alunos a compreender a matemática e a desenvolver o raciocínio lógico. O fato de o aluno ter acesso a senha para praticar em casa é muito positivo. Desta forma são motivados a envolver a família no processo de ensino e aprendizagem.

Escola Estadual São José
Diretora: Fabiana Muniz do Carmo
Coordenação pedagógica: Danielle Palagano da Rocha Mohr
Professora de tecnologia: Fernanda Xavier Soares