OS JOGOS NA VIDA DA CRIANÇA

Texto por: Ir. Mirian Angélica Leopoldo dos Santos | Coordenadora do Projeto Social Centro Juvenil

20161017_085740_resize

Percebe-se que jogos pedagógicos e brinquedos fazem a diferença em atividades desenvolvidas com crianças.

No Centro Juvenil de Água Clara, MS, esta prática vem dando bons resultados no processo de socialização entre as crianças ao realizar atividades coletivas. Livremente um auxilia o outro no aprendizado e desenvolvimento de atitudes básicas para a aquisição de novos conhecimentos como respeito, raciocínio, perder e ganhar, entre outros.

As brincadeiras podem parecer simples, estar passando o tempo, mas na verdade é fonte de estímulo, e somos felizes em ouvir: “Eu consegui!, não sabia agora sei!, eu te ensino!, vamos trocar?”, entre outras. Pode parecer insignificante aos olhos de quem não está presente mas é de uma grandiosidade e de uma satisfação imensa para quem está próximo reconhecer a alegria nas palavras, atos, e olhar das crianças.

É assim que evangelizamos e educamos. Um coração alegre não abre espaço para o mal e as atitudes conquistadas são passos educativos para a vida em comunidade. Quando aprendo a perder, respeitar, formo a minha conduta para a honestidade.

Na realização deste projeto agradecemos o Projeto Jovem campeão que dá monitoria para o desenvolvimento dos trabalhos. Agradecemos a senhora Jurema de Matos que nos aproximou da deputada federal que nos auxiliou a implantar o Projeto. Agradecemos o esforço das crianças em aprender e ser melhor.