Os chapéus de Babi

Texto por: Erika Carolina Silva Marciliano | Coordenação da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I

O chapéu é um item do vestuário e tem a função de proteger e também enfeitar a cabeça. Ele surgiu na pré-história, pois era usado pelos homens que caçavam e cuidavam de suas tribos . Por serem responsáveis pela caça e residirem em lugares quentes, criaram estas peças para se protegerem.

Essas foram algumas das curiosidades estudadas pelas turmas do Primeiro ano do Ensino Fundamental I, antes das férias no projeto de leitura e arte: “Os chapéus de Babi”. Com base na estória de Babi, uma menina que adorava colecionar chapéus e que em suas brincadeiras confere a cada um deles o poder de transformá-la em uma personagem diferente.

As crianças soltaram a criatividade e mergulharam na fantasia confeccionando um “chapéu mágico”.

Como tarefa para as férias, nossas crianças foram convidadas a soltar a imaginação e, juntamente com seus familiares, elaboraram chapéus muito criativos. Com materiais diversos, coloridos e temáticos, as mãozinhas recriaram lindos adereços coloridos e representativos. As atividades relacionadas à leitura do livro proporcionaram às crianças momentos de reflexão sobre seus sonhos e reforçaram o prazer da leitura.

Como encerramento do trabalho, fizemos um lindo desfile, acompanhado de uma exposição para todos da Educação Infantil e Primeiro ano do Ensino Fundamental I.