O modelo de metodologias ativas: de mercadinho às maquetes no São José

Texto por: Naya de Arruda Torrezan | Gestora de Atividades Educacionais

Mobilizar os alunos para que se posicionem como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem tem sido a sugestão orientada pelo Coordenador Pedagógico José Rone Rabelo da Silva na elaboração dos planejamentos de professores da Escola São José. Nesse sentido, tem-se o modelo de metodologias ativas, que estimula a autonomia intelectual do aluno, utilizando menos aulas expositivas/teóricas e mais aulas dinâmicas. Atentos às recomendações, na última semana registra-se dentre o grupo de docentes, os professores Arnaldo Brevilieri Neto (Matemática) – cujos alunos do 6º A e B organizaram um mercadinho com sucatas para simular compras e facilitar a compreensão de alguns conteúdos de matemática – e Thaís Apª Mendes Teixeira de Oliveira, que pôde avaliar o empenho dos alunos do 9º A e B, os quais apresentaram os diferentes tipos de energia existentes através da construção de maquetes. Parabéns aos professores que, entendendo a mensagem, permitiram que seus alunos passassem de passivos a ativos de seus aprendizados e contribuindo para o interesse dos mesmos.