O empoderamento estudantil na Escola São José

Texto por: Naya de Arruda Torrezan | Gestora de Atividades Educacionais

Iniciado no mês de junho como um projeto de Controle Social na Escola São José, e organizado pela Controladoria-Geral do Estado de MS em parceria com a SED-MS, a iniciativa do Projeto “Estudante no Controle” tem por objetivo incentivar de forma lúdica e pedagógica a efetiva participação social e cidadã de estudantes na formulação e execução de políticas públicas locais. As cinco melhores escolas serão premiadas, revertendo para a Associação de Pais e Mestres da escola vencedora, como ao professor monitor e ao próprio estudante. Para tanto, o projeto possui várias etapas, dentre capacitação de professores monitores, vivências subsidiadoras aos estudantes – como a peça teatral “O auto da barca da cidadania”, do grupo teatral “Imaginário Maracangalha”, assistida dia 02 de setembro, período vespertino, no Auditório “Jorge Elias Zahran”, do SEBRAE, bem como realizar auditoria cívica dos problemas existentes na escola -, elaboração de um relatório geral e debate com a comunidade escolar e, ao final, o desafio de realizar um projeto para a melhoria desses problemas. As inscrições dos professores Fábio Gomes de Sousa dos Santos (disciplina Ensino Religioso) e Pâmela Cristina Dias Nunes Pessoa (disciplina Matemática) foram feitas no site da Controladoria, e os estudantes do 8º A já estão se sentido como ‘ os novos gestores’ de apoio dentro da escola São José, divulgando os canais de comunicação entre os cidadãos e o poder executivo estadual para toda a sua comunidade escolar.