Missa do galo, uma possibilidade literária por meio do texto machadiano

Texto por: Professor Mauro Rocha Mathias

A literatura nos permite voltar ao passado e refletir sobre costumes da época em que o escritor está inserido. Com base nisso, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, que estão estudando a transição do Realismo para o Naturalismo, fizeram, no dia 09 de agosto, a análise crítica do conto Missa do galo, de Machado de Assis.

O maior expoente da Literatura realista brasileira era, também, um exímio contista e tinha por hábito denunciar comportamentos e costumes por meio de suas histórias.

Consoante o Dicionário Houaiss (2015), conto é uma “narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação (com espaço geralmente limitado a um ambiente), unidade de tempo, e número restrito de personagens”.

A literatura amplia também os espaços ou territórios existenciais dos sentimentos humanos, a partir de exercícios de leitura e apreciação, nos quais podem ser desenvolvidas potencialidades humanas. A leitura do conto Missa do Galo, de Machado de Assis, provoca questionamentos acerca das possibilidades das relações afetivas e de trabalho em um determinado espaço. Essas obras, também, levam a um entendimento da dinâmica espacial do período histórico retratado pelos contos, pois o autor emerge descrições espaciais de diferentes lugares e as percepções dos personagens em relação a estes espaços.

O trabalho com contos em sala de aula é um importante aliado no processo de formação crítica dos leitores, pois, por meio desse gênero, o educando pode desenvolver sua criticidade e reflexão acerca de situações que culminaram nos acontecimentos descritos nesses textos.

A ideia é que os alunos possam aproveitar o contato com a literatura clássica para aperfeiçoar suas técnicas de leitura e ampliar sua argumentação em produções textuais. O processo contínuo da escrita aliado à prática da leitura qualitativa certamente compõe a chave do sucesso para que bons textos possam ser produzidos e aperfeiçoados.

Não por acaso nossos alunos sempre se destacam nos Concursos de Redação que ocorrem nos mais diversos eventos destinados a essas produções.