II Encontro da Pastoral Social

Texto por: Ir. Terezinha dos Santos | Vice-Diretora | Colégio Auxiliadora – Campo Grande - MS

Encontro da Pastoral Social 600x337 - II Encontro da Pastoral Social

Ao concluir-se, em 2016, o 1º Encontro da Pastoral Social da Inspetoria Imaculada Auxiliadora, houve um pedido unânime dos jovens participantes: “Que seja nas Furnas do Dionísio o próximo encontro!”. E Deus abençoou esse desejo juvenil, até intervindo no clima: tornou a previsão de frio intenso, em espaços de amena temperatura, nos dias 13,14 e 15 de julho.

Participaram 26 adolescentes e jovens: do Geniquinho-Corumbá; do Centro Juvenil-Água Clara; do projeto Construindo Saberes-Campo Grande e de Furnas do Dionísio-Jaraguari.

A acolhida simples e descontraída da comunidade quilombola, o silêncio e serenidade do ambiente rural, favoreceram a participação alegre e desinibida dos jovens nas três oficinas propostas:

  1. O compromisso pessoal e o desenvolvimento humano
  2. A liderança do jovem cristão: compromisso de fé
  3. Cidadania, participação e compromisso

Sintetizando: o jovem que busca, através do conhecimento de si próprio, sua realização como pessoa, é capaz de comprometer-se com Jesus Cristo e ser  protagonista do bem na sua comunidade e na sociedade.

Os jovens captaram a mensagem: dedicaram-se na participação, envolveram-se nas atividades de grupo e criaram propostas simples e concretas de intervenção nas comunidades.

Eles deixaram na comunidade quilombola a marca da alegria salesiana: cantaram, dançaram, esbaldaram-se na cachoeira, partilharam carinho e amizade.

Deixaram saudades e todos já sonham com o próximo encontro, que certamente será enriquecedor  e portador  de realizações e desafios vencidos.