Hospital Auxiliadora recebe máquinas de hemodiálise através de emenda parlamentar Federa

Texto por: Assessoria de Comunicação do Hospital Auxiliadora

O Hospital Auxiliadora vem evoluindo constantemente e algumas melhorias só foi possível por ajuda de alguns parceiros. No ano de 2017 a equipe de captação de recurso do Hospital solicitou junto ao então deputado federal, Geraldo Rezende 10 máquinas de hemodiálise no valor de R$ 47 mil cada uma e também ao deputado estadual na época, Ângelo Guerreiro, com recurso do estado, foi solicitado mais 2 máquinas, somando 12 máquinas no total. Essa modernização partiu através da modernização tecnológica e melhoria contínua para os pacientes que realizam tratamento de diálise. Até o momento, 5 máquinas novas máquinas de diálise chegaram ao Hospital.

Os novos modelos 4008S V 10, produzida pela da fabricante alemã Fresenius, possui um sistema tecnológico que facilita e melhora as sessões aos pacientes. Para o consultor da engenharia clínica do Hospital Auxiliadora, Paulo Henrique Abreu a aquisição das novas máquinas, gera uma confiabilidade na realização dos procedimentos de diálise e qualidade para os pacientes durante o tratamento. “Com essas novas aquisições, possibilitaram as atuações preventivas nas máquinas existentes, além de serem mais econômicas e uma das mais modernas no mercado, hoje temos 3 máquinas reservas disponíveis para atendimento ao paciente”, explicou.

De acordo com o diretor administrativo, Marco Calderon, são ações como essas que trazem mais humanização e qualidade no atendimento aos pacientes. “Recentemente fomos acreditados ONA Nível, isso demonstra a seriedade que o Auxiliadora vem desempenhando em sua gestão. Essas emendas beneficiam diretamente o nosso paciente que necessita desse tipo de tratamento.”, disse.

Um dos pacientes que realizam o tratamento, Edson Francisco Ribeiro, 50 anos de idade, faz a hemodiálise há 3 anos e espera por um transplante de rim. “O que me levou a fazer o tratamento foi a diabetes, agradeço muito o atendimento que recebo no Hospital Auxiliadora, se não existisse a diálise em Três Lagoas, já teria acontecido algo pior comigo”, disse.

Hemodiálise

A Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Atualmente o Auxiliadora conta com uma equipe multiprofissional que atende diariamente 42 pacientes crônicos que dividem o tratamento em 3 turnos, o total de 84 pacientes realizam o tratamento, cerca de 1.097 sessões são realizadas mensalmente e atualmente conta com 14 cadeiras. Com a construção do Centro Avançado de Hemodiálise iremos dobrar o atendimento, e teremos 30 cadeiras para atender os pacientes com problemas renais crônicos.

máquina de hemodiálise - Hospital Auxiliadora recebe máquinas de hemodiálise através de emenda parlamentar Federa