Geografia em diferentes níveis

Texto por: Mário Sergio Taveira de Souza - Professor de geogra

No decorrer do estudo regional do território brasileiro, o professor de geografia Mario Sérgio Taveira de Souza propôs em conjunto com as professoras Jaira Carneiro e Rosângela Mikui C. Almeida aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Lucas Miyahira, João Paulo Araújo, Ana Beatriz Lima e Natália Yumi, uma atividade inovadora e desafiadora: elaborar uma apresentação didática sobre as cinco macrorregiões brasileiras voltada às turmas do quinto ano do Ensino Fundamental I. Num contexto intercomunicativo, a ação promoveu uma importante troca de informações entre os alunos de diferentes níveis de experiência escolar uma vez que representou para os educandos secundaristas um estimulante exercício da pesquisa e da oralidade, ao mesmo tempo proporcionou aos discentes do fundamental uma atividade diferenciada e estimulante, conforme os relatos a seguir.

“Essa experiência nos agregou conhecimento e ampliou nossa capacidade de discurso, além de proporcionar-nos uma interação com diferentes ideias e também despertar nesses alunos do 5°ano o desejo de conhecer mais sobre nosso país.” Aluna Ana Beatriz Lima 3°A.

“O trabalho realizado para as turmas do 5° ano nos proporcionou uma experiência nova e benéfica, que possibilitou a agregação de novos conhecimentos.” Natália 3º A.

“A experiência foi, sem dúvidas, incrível, apesar da dificuldade para elaborar a apresentação, a iniciativa do professor contribuiu muito para praticar a oralidade e revisar os conteúdos abordados. Além disso, o desafio de sair da zona de conforto no ambiente da nossa sala para um público com outra faixa etária e outro nível de conhecimento agregou muito para o treino de seminário.” João Paulo 3º A.

“A experiência inovadora apresentada pelo professor Mario Sergio, acrescentou de maneira significativa contribuindo para uma maior desenvoltura em relação ao meio social, e comunicação entre alunos de diferentes idades. Considero uma excelente proposta de trabalho com grandes progressos na maneira de assimilar e distribuir os conteúdos.” Paola Martins e Lucas Miyahira 3º A.