Geografia e Arte: o imaginário na construção do conhecimento

Texto por: Professor Mário Sérgio Taveira de Souza

Geografia e Arte o imaginário na construção do conhecimento 600x321 - Geografia e Arte: o imaginário na construção do conhecimento

Uma leitura de paradidático despertando o imaginário – assim aconteceu com os alunos dos 9º anos que através da disciplina de Geografia realizaram como encerramento pinturas em quadro expressando aspectos da história da África abordando sua colonização e descolonização.

Os alunos realizaram leitura do paradidático “África” como tema transversal de Geografia. Após o estudo sobre os aspectos da pobreza africana como cultura, economia, fauna e flora daquele continente, os jovens deveriam realizar a pintura de um quadro de forma que a imagem tivesse uma relação com algum contexto aprofundado na leitura do livro.

Essa proposta de produção artística conciliando com a leitura geográfica é uma estratégia didática que proporciona ao aluno reordenar elementos extraídos da realidade, criando situações imaginárias e, enfim, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social.

 

Geografia e Arte o imaginário na construção do conhecimento2 600x334 - Geografia e Arte: o imaginário na construção do conhecimento