FURNAS: VIVENCIANDO A LITURGIA

Texto por: Ir. Terezinha dos Santos

GE DIGITAL CAMERA

A comunidade quilombola de Furnas do Dionísio teve um duplo motivo de alegria e de louvor a Deus no dia 10/04/2016. Após dois meses de um intenso curso de bordado ministrado pela Psicóloga Nilva Guimarães, voluntária atuando desde 2015 na comunidade, as mulheres apresentaram seus trabalhos durante a celebração eucarística.

Em solene procissão, entraram as artistas com numerosas crianças e jovens da comunidade, levando a toalha do altar, sanguíneos, manustérgio, estola e várias outras peças bordadas pelas mulheres.

Foi uma aula prática de liturgia que oportunizou  um verdadeiro aprendizado para todos, valorizando o talento das pessoas e dando significado para cada objeto do altar.

No ofertório foram colocados outros trabalhos confeccionados pelas mulheres, como tapetes e centros de mesa feitos nos teares. A confecção dos tapetes foi orientada pelo Prof. Nâor Rocha Guimarães que, além das aulas de língua portuguesa para os jovens e adultos de Furnas, disponibilizou seus dons artísticos ensinando a arte do tapete no tear rústico e no tear de pregos.