FURNAS DO DIONÍSIO: CALEIDOSCÓPIO DE ALEGRIA, CORES E FÉ!

Texto por: Ir. Terezinha dos Santos | FMA

Rodeada pelas conchas verdes e recortadas da morraria, a comunidade de Furnas do Dionísio revive tradições enquanto mergulha nos avanços tecnológicos e na cultura atual.

Dois mundos e dois séculos se entrelaçam, não remoendo nostalgias, mas fortalecendo valores e aprofundando raízes.

Os momentos de colorida alegria são frequentes; a preocupação com o futuro incentiva a busca por novos conhecimentos; a fé é fortalecida pelos momentos celebrativos, novenas e procissões.

Grande riqueza da comunidade são os laços familiares, oriundos das raízes patriarcais dos fundadores da comunidade, há mais de cem anos atrás.

A nova geração vivencia o estilo simples e descontraído do ambiente rural, o carinho e a sabedoria dos anciãos, a cumplicidade nas brincadeiras com os inúmeros primos e amiguinhos e o olhar de transbordante afeto dos pais.

Que dizer da produção agrícola familiar e da produção de alimentos típicos da região que levam tantas pessoas até Furnas para degustar as famosas rapaduras, farinha, queijos e docinhos?

Visitar Furnas é se conectar com o passado sem reminiscências sombrias, é experimentar no dia a dia a alegria de um povo que preserva sua cultura e tradições, que luta pelos seus direitos, buscando superar-se, que se irmana na religiosidade e sobretudo, na fé que ilumina seus caminhos.