FMA EM CLIMA DE CAPITULO GERAL

Texto por: Ir.Terezinha dos Santos

Ir. LúciaDesde o inicio de 2013, as FMA do mundo todo já vivenciam um clima capitular, como mencionou Madre Yvonne em sua carta nº 943. As comunidades se empenharam na estudo e na concretização do tema: “Ser com os jovens casa que evangeliza!”

O fruto desse estudo chegou às mãos de duas comissões em Roma, que organizaram, elaboraram critérios de classificação e criaram um “instrumento de trabalho” que norteará todo o desenrolar do capitulo.

A iluminação teológica para a reflexão do Conselho Geral foram os documentos “Evangelii Gaudium” e “Lumen Fidei”, que também estão sendo refletidos e partilhados nas comunidades das FMA.

Em sua carta nº 947, Madre Yvonne louva a Deus pelas graças, benefícios e dons recebidos nestes seis anos decorridos desde o último capitulo em 2008. Brota de seu coração e de todas as FMA, o Magnificat de Maria e com Maria. O Magnificat é o grito que brota dos corações pela presença de Deus em nossa missão e pelo ardor missionário que leva tantas FMA a se doarem inteiramente aos mais desfavorecidos. É o agradecimento pela presença das irmãs junto aos jovens nas mais diversas situações da vida, pelas vocacionadas que se abrem ao convite de Jesus.

Ir. Dilma

Diz a Madre: “Olhamos para a celebração do XXIII Capitulo Geral como um tempo de novidade do Espírito Santo, na certeza de que, não somente as 194 FMA capitulares reunidas em Roma, de 08 de setembro a 15 de novembro/2014, mas cada FMA é convocada a acompanhar de perto o percurso, conscientes de que, o CG, com diferentes modalidades, nos envolve pessoalmente.

Extensa é a programação do Capitulo Geral XXIII:

Nossa inspetoria estará representada pela inspetora Ir. Maria Lúcia Barreto e pela delegada ao capitulo Ir. Dilma Canavarro de Abreu, que embarcarão no dia 04 de setembro com destino a Roma. Elas estão vivendo, nestas semanas que antecedem a viagem, intensos preparativos: documentação, materiais diversos, orações e, sobretudo,levam na bagagem o desejo de contribuir com a própria reflexão e experiência, nos diversos temas que serão debatidos em Roma.

  • 10 a 17/09: Exercícios Espirituais em Mornese;
  • 17 e 18/09: Peregrinação pelos lugares salesianos – Turim, Nizza, Lu Monferrato;
  • 19 a 21/09: Apresentação das comissões, estudo do Regulamento do Capitulo;
  • 22/09: Solene abertura do Capitulo Geral XXIII;

A partir da abertura, sucedem-se relatórios, conferências, apresentação dos vários âmbitos, participação de leigos e de jovens, eleição das superioras, estudos, partilhas, avaliações.

No dia 15/11, celebração de Madre Maddalena Morano, conclui-se o Capitulo Geral XXIII, com a Missa presidida pelo Reitor-Mor, Don Ángel Fernández Artime.

Nossa inspetoria une-se a todas as capitulares, em especial à Ir. Maria Lucia e Ir. Dilma, acompanhando-as com nossas orações e súplicas ao Espírito Santo para que derrame suas luzes e fortaleça todas as decisões que serão tomadas, para que possamos testemunhar neste tempo em que vivemos, o carisma de Dom Bosco e M. Mazzarello, construindo com os jovens A CASA QUE EVANGELIZA.