FESTIVIDADES DO MÊS MARIANO NO CENSA

Texto por: Vera Lúcia Falcão Denis | Professora e Coordenadora Educativa Pastoral | CENSA Lins – SP

SENHORA DE ENCANTOS MIL, PEREGRINA ENTRE NÓS.

abertura_2 cópia

Maria de encantos mil, depois de seu SIM, torna uma peregrina a serviço de seu filho Jesus.

Neste ano temos a oportunidade de celebrar o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul e também os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, aos três pastorzinhos na cova da Iria em Portugal.

Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.

A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz.

A abertura do mês de maio foi comemorada com entusiasmo e alegria a nossa mãe Maria. A apresentação da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida emocionou os presentes e logo após foram entregues as indústrias com as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora de Fátima, para visita as famílias da nossa Escola/Casa, permanecendo como símbolo sagrado durante a reza do terço.

Neste dia também sorteamos as provas da Gincana Recreativa- Cultural- Social- Solidária, com regulamento, para cada professor, que a partir daí organizou a sua Equipe fazendo a leitura das provas, do regulamento e dando início aos trabalhos, com responsabilidade e competência, focando a alegria, responsabilidade e solidariedade para com o próximo.

abertura_1 cópia

Maria de encantos mil, peregrina entre nós, que nos acolherá de braços abertos para fazermos parte do Reino. Fizemos a nossa Novena com grande participação e Fé, focados no louvor à Virgem Maria. Contamos todos os dias, com a presença daqueles que devotam grande Amor à Maria Auxiliadora, nossa mãe e protetora.

Missa_2

No sábado pela manhã familiares e comunidade se dirigiram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Patrona da nossa Diocese, para a reza do terço. Em seguida, todos os participantes retornaram em carreata, com a imagem da Santa mãe ao Colégio Auxiliadora.

Aos presentes foi oferecido café da manhã com chocolate quente e pãezinhos com manteiga, (tradição). Em seguida participaram da Gincana Mariana com diversos Jogos Cooperativos na quadra poliesportiva.

carreata_4 cópia

Muitos depoimentos foram dados ao longo do mês de maio. Ficamos felizes e pedimos para que Maria, cada vez mais, acolha seus filhos que tanto a amam.

Na Coroação Solene tivemos a Celebração da Eucaristia e logo após, os alunos mais antigos da casa coroaram Maria, num momento solene, de muita emoção, história e alegria. Nessa hora as famílias agradecem por meio da oração, do canto e do abraço fraternal.

coroação_solene_2

E para encerrar o mês de maio, rezamos o nosso terço Luminoso com participação expressiva de todos aqueles que amam a Virgem Maria, demonstrando esse amor através da oração. Ao final tivemos a queima das cartinhas e entrega das respostas, tão aguardadas por muitos devotos, que depositam a sua Fé Naquela que através do seu SIM mudou a história do mundo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por Nós!

Nossa Senhora de Fátima, rogai por Nós!

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por Nós!

terço_luminoso_1_resize