Enfermeiros do Pronto Socorro participam de qualificação em “Acolhimento com Classificação de Risco”

Texto por: Assessoria de Comunicação do Hospital Auxiliadora

Acolhimento com Classificação de Risco - Enfermeiros do Pronto Socorro participam de qualificação em “Acolhimento com Classificação de Risco”

A equipe de enfermeiros do Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora participou no último fim de semana do curso de “Acolhimento com Classificação de Risco”, realizado pelo Indep (Instituto de Ensino Capacitação e Pós Graduação), com objetivo de aprimorar o conhecimento no processo de classificação que já existe no hospital desde o ano de 2013.
De acordo com o coordenador do setor, Carlos Júnior Barbosa, o ACCR não é realizado por ordem de chegada do paciente, mas sim, pela gravidade apresentada. “No Hospital Auxiliadora o processo é realizado baseado em protocolo institucional direcionado através dos:  sinais, sintomas, queixas apresentadas e escalas. Com isso o paciente que apresenta risco recebe prioridade no atendimento conforme a sua classificação”, explicou.

O processo funciona da seguinte forma:

Classificação Vermelha – Emergência – Atendimento imediato;
Classificação Amarela – Urgência – Atendimento o mais rápido possível podendo aguardar até 30 min,
Classificação Verde – Pouco Urgente – Podendo aguardar por 2h,
Classificação Azul – Não Urgente – Atendimento baixa complexidade,

Esse processo tem o objetivo de priorizar o atendimento de pacientes graves garantindo a segurança e qualidade no atendimento evitando a morte ou evolução do quadro clínico em filas de espera.