ENAS PÓLO CAMPO GRANDE

Texto por: Ana Carolina Dias Cáceres | IIABCG

Enas Campo Grande - ENAS PÓLO CAMPO GRANDE

Entre os dias 17 e 18 de Setembro aconteceu no Centro de Convenções São José em Campo Grande o Encontro Nacional da Ação Social promovido pela Rede Salesiana. O encontro contou com a presença de educadores, técnicos, coordenadores e religiosos das Obras Sociais das Inspetorias, Nossa Senhora da Paz, Inspetoria Imaculada Auxiliadora e Inspetoria S. Afonso Maria de Ligório – Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Agnaldo Soares Lima, Diretor Executivo da RSB- Rede Salesiana Brasil de Ação Social e o assessor técnico, Eduardo dos Santos Batista, de Brasília.

O objetivo do encontro deste ano foi mobilizar lideranças e membros da RSB-Social local, como mecanismo de articulação, integração e fortalecimento das obras e presenças sociais de Salesianos e de Salesianas. Com esse intuito, diretores, coordenadores pedagógicos, técnicos, educadores, membros das equipes administrativas e coordenadores de pastoral participaram de dois dias de atividades.

Com atividades intercaladas foram abordados os três (3) Compromissos fundamentais: Direitos Humanos da Criança e Adolescente, fortalecimento da Família e atividades Sócio educativas.

Nas dinâmicas em grupos, os participantes promoviam o debate e respondiam a quatro questões fundamentais para o entendimento e interlocução entre a teoria e a pratica nas obras e projetos. Tais questões traziam em sua composição reflexões a cerca dos objetivos e das conquistas de cada projeto social com relação ao trabalho desenvolvido com os jovens e as suas famílias nas Obras Sociais.

Já no ultimo dia do encontro a tarefa de cada grupo foi formular uma proposta de Ação de grande impacto na comunidade e que carregasse a marca salesiana e outra de Formação de agenda integrada que envolvesse tanto os Salesianos quanto as Salesianas, no qual, após debate entre todos os participantes do encontro ficou definido que a Ação de impacto será um Simpósio.  A formação de agenda integrada acontecerá por região conforme as especificidades buscando o envolvimento das famílias no dia a dia da Instituição, como por exemplo: cursos, produção conforme os talentos encontrados em cada local.

O Evento foi coordenado e ministrado pelo Diretor Executivo da RSB-SOCIAL Pe. Agnaldo e auxiliado pelos Animadores de pólo Pe. Eduardo Moura, Lucineide  de Fatima Belintano e Ir. Maria Luisa Ramello

As violações e os desafios ao direito da Infância no Contexto Atual e entre o público das Obras Salesianas foi o tema mais discutido no encontro tendo em vista que na realidade das Obras Salesianas, são atendidos em grande parte jovens e adolescentes que convivem com a violência, seja ela doméstica ou social diariamente.

Assim como Dom Bosco e Madre Mazzarello, Pe. Agnaldo deixou claro em sua fala nestes dois dias de encontro que apesar dos tempos serem outros precisamos buscar manter o carisma salesiano e deixar a nossa marca não somente na comunidade atendida, mas também em toda a sociedade.