Diagonais de polígonos

Texto por: Professora Thaiza Campos Assolari

Quantas diagonais há em um polígono?

A geometria é um conteúdo matemático que pode ser bem explorado para a resolução de problemas e há muitas aplicações que aparecem no dia a dia. O raciocínio geométrico abrange um conjunto de habilidades importantes para uma percepção mais apurada do mundo que cerca o indivíduo.

A arte e a Matemática, isto é, a geometria, muitas vezes caminham juntas! Com base nisso, propõe-se usar um trabalho artístico para estudar e analisar as diagonais de um polígono convexo e, então, perceber as regularidades. Ao construir polígonos usando madeira, pregos e elástico (ou outros materiais) os alunos dos 8ºs A e B, foram descobrindo que as diagonais vão aparecendo e mostrando regularidades.

Sendo assim, construíram figuras geométricas utilizando os elásticos, os pregos e as tábuas, e cada grupo construiu e descobriu suas diagonais, no final montaram figuras com arte. Os principais objetivos da aprendizagem de Diagonais de polígonos é relacionar a quantidade de lados de um polígono ao número de vértices, investigar sobre o padrão obtido na quantidade de diagonais de polígonos.

Essa aula foi muito enriquecedora, pois o envolvimento e aprendizado foi construído, com muito empenho e desenvolvimento dos alunos.