Dia Mundial do AVC: Neurologistas do HNSA participam de Audiência Pública para discutir sobre o Acidente Vascular Cerebral

Texto por: Assessoria de Comunicação do Hospital Auxiliadora

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em parceria com o vereador Luiz Akira, realizou na noite de terça-feira (29), uma Audiência Pública para discutir sobre: “A importância do Tratamento Precoce do Acidente Vascular Cerebral”, na Câmara de Vereadores de Três Lagoas. A palestra reuniu autoridades políticas, acadêmicos, e população em geral para discutir sobre esse importante tema, no Dia Mundial do AVC.

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é muito prevalente, sendo a 2ª causa de morte no mundo. A elevada incidência de sequelas após o AVC determina importante impacto social e econômico.

O AVC isquêmico é o mais prevalente (84% dos casos), ocorre quando um coágulo é formado num vaso cerebral, bloqueando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, ou por aterosclerose (placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos e que podem obstruir a passagem de sangue), sendo os principais fatores de risco a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, entre outros.

Os palestrantes, os médicos neurologistas do Hospital Auxiliadora, Dr. Elissom Antônio Francelino dos Santos e Dr. Oacir Batista de Rezende Filho, explanaram sobre os ocorrências e cuidados com o AVC, e lembraram da importância da agilidade no processo de atendimento, crucial para o paciente receber o tratamento adequado, os sintomas do AVC e também apresentaram a importância de uma qualidade de vida saudável para evitar a doença.

Durante a cerimônia a diretora geral do Hospital, Ir. Aurelia Brioschi, enfatizou que a prevenção e a informação são os melhores meios para detectar a doença precocemente, na oportunidade Ir. Aurelia agradeceu os presentes e também a importância de discutir sobre o tema em uma audiência pública.

O vereador Luiz Akira, agradeceu a presença de todos e também lembrou da importância de discutir e se aprofundar o tema, e parabenizou a iniciativa da Audiência e que a discussão sobre AVC possa acontecer mais vezes.

Recentemente o Hospital Auxiliadora iniciou juntamente com um laboratório farmacêutico o “Projeto Angels”, iniciativa que auxilia a instituição de saúde a se estabelecer como centro capacitado para tratamento do AVC isquêmico agudo.

Durante a Audiência Pública, o projeto “´Música no Hospital – Ir. Nilza Geralda”, composto pelos filhos dos colaboradores do hospital, abrilhantou o evento. Estiveram presentes: o vereador proponente, Luiz Akira, as vereradoras Cristina e Sirlene, representando o Governador de Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja), Jorge Augusto Galhardo Martinho, a diretora geral do HNSA, Ir. Aurelia Brioschi, o controller do Hospital, Thiago Carvalho e a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, que representou o prefeito Ângelo Guerreiro.