COLONIA DE FÉRIAS GENIQUINHO 2019

Texto por: Leidiane da S. Santos | Assistente Social

No dia 19 de julho teve o encerramento das atividades da Colônia de Férias promovida pela Obra Social Madre Mazzarello (Geniquinho). A ação teve início no dia 06 de julho de 2019 e foi voltada para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Este Serviço busca complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo as relações familiares e comunitárias e promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.

A programação do Geniquinho incluiu jogos; gincanas, passeio ecológico e cultural; oficinas de dança; esportes como queimada, vôlei, futebol e ginastica rítmica; oficina de violão e cine-pipoca com a apresentação de filmes socioeducativos. Foi promovida também uma caminhada ecológica, saindo da sede e dando a volta pelo bairro até a praça do aeroporto. No retorno, os educadores sociais, juntamente com os nossos ilustres amigos voluntários da Itália: Luigi Silvestro (GIGI) e Giovanni Letizia (GIANNI), conversaram com os jovens sobre a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente.

A Colônia de Férias do Geniquinho promoveu a confecção de cartazes, artísticos cultural com pinturas, cine-pipoca com filmes socioeducativos, esporte dança e oficina de violão e artesanato. Diversas atividades e brincadeiras, como gincana de matemática, também foram realizadas com as crianças e adolescentes.

A equipe de educadores realizou no ultimo encontro em um espaço fora da instituição um ponto turístico e histórico da nossa cidade – Pousada do Cacimbo. Com; banho de piscina, brincadeiras com pula corda, soltar pipa, bola entre outros, apresentação musical além de ter o prazer de admirar o nosso riquíssimo Pantanal.

Para a equipe de educadores e aos nossos amigos da Itália: Luigi Silvestro (GIGI) e Giovanni Letizia (GIANNI), é fundamental mostrar às crianças e adolescentes a importância da prática de esportes, da preservação ambiental, incentivar a interação entre as famílias e proporcionar atividades educativas e de lazer mesmo no período das férias escolares. “Queremos promover para as nossas crianças e adolescentes relações qualificadas onde a educação aconteça como arte de transformação”.