CENIC – 2ª Oficina de Língua Portuguesa

Texto por: Caroline Bertini | Prof. Fund. I e II | CENIC

DSCN7340

“O aprender não se restringe à aquisição de conhecimentos, mas sim à elaboração do mesmo pelo sujeito que aprende.”

No dia 11 de junho de 2016, realizou-se no salão de atos do Colégio Imaculada Conceição de Corumbá, a 2ª Oficina de Língua Portuguesa. O momento foi abrilhantado com:

1º Literatura de cordel – onde os alunos do 6º ano apresentaram O que é o cordel? De onde surgiu, onde é popular, xilografia e atuação de cordel.

Já os alunos do 7° ano trouxeram: Prosa e verso, função poética e referencial, poesia manoelina, o brincar com as palavras, neologismo, leituras de poemas.

E fecharam sua apresentação com um Jogo com figura de palavras.

Depois foi a vez dos alunos do 8° ano com os: Textos poéticos e referencial, atuação do poema “A morte do Leiteiro” de Carlos Drummond de Andrade , texto sensacionalista e a característica do discurso jornalístico.

Para finalizar o 9° Ano participou com a Poesia brasileira: Varal de poesia: Os recursos de estilo, as características dos poetas, poesia modernista, e a poesia musicalizada.

O Poeta homenageado foi Carlos Drummond de Andrade.

Foi de fato um momento poético. Parabéns a todos os alunos e professora Caroline que abraçou a proposta pedagógica e possibilitou que compartilhássemos um pouco dos conteúdos trabalhados nas oficinas de redação.