Campanha do Agasalho e outras atividades na Escola São José

Texto por: Naya de Arruda Torrezan | Gestora de Atividades Educacionais

Campanha do agasalho no São José foi um sucesso!

Coordenada pela Professora Cássia Cilene Teixeira, a campanha de doações de roupas e calçados para esse inverno na Escola São José foi realizada com sucesso mais uma vez. A iniciativa está associada à Pastoral/Rede Salesiana do Brasil, que no mês de julho organizou identificando em sacolas e caixas as doações feitas pela comunidade escolar, para serem encaminhadas às obras sociais da Rede Salesiana do Brasil. “Tais doações aquecerão algumas pessoas nesse inverno”, afirmou a professora e coordenadora da ação, que na oportunidade agradeceu o apoio da Direção/Coordenação, administrativos, docentes e, principalmente, dos alunos e seus familiares, sensíveis frente aos mais necessitados de nossa sociedade. Parabenizou, também, e em especial, os professores auxiliares Wilson Rocha de Sousa e Marly Fátima Rondon de Andrade, que “ajudaram a elevar o nome da escola São José e, satisfeita, por fazer parte desse grupo de vencedores e sangue bom!”

 

PROJETO DE LEITURA – momentos de deleite na Escola São José!

Garantido no PPP, o Projeto de Leitura: “Minha Escola Forma Leitores”, todos os anos desenvolvido ao longo do ano letivo na Escola Estadual São José, tem por objetivo envolver a comunidade escolar no prazer pela leitura. Nesse projeto, os alunos de turmas das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio leem um livro escolhido pelos professores, organizado em momentos de leituras em sala de aula e/ou biblioteca e culminando com apresentação das temáticas lidas. A empresa especializada na venda de livros foi solicitada pela escola em meses distintos, que esteve no hall de entrada para incentivar a compra por parte dos alunos. Houve envio de bilhetes aos pais e/ou responsáveis justificando ser muito importante que a maioria tenha o seu próprio livro para facilitar o trabalho do professor. Cada período tem seu cronograma para desenvolver o projeto, elaborado pela auxiliar de coordenação Professora Fernanda Carmi Armel, como apoio aos regentes. Os professores de apoio aos alunos com deficiência também participam do projeto. Alguns alunos voluntários, por turnos, visitam os diferentes setores da escola, distribuindo textos, onde a escola inteira se compenetra em leituras prazerosas e momentos de puro deleite!…

Escola São José na reta final da OBLP…

Dentre os vários projetos em andamento na Escola São José em 2019, a Oficina da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – OBLP foi desenvolvida tendo como líderes “feras” da área os professores Wilson, Lidiane, Carolina, Érica, Maristela e Ângela. Durante o período de abril até seu encerramento no mês de agosto, os alunos participantes (9º Ano A e B e 1º Ensino Médio A e B) receberam noções básicas sobre filmagem, edição de vídeo e fotografia, no formato de oficinas, com objetivo de oferecer subsídios para a elaboração dos diferentes trabalhos literários, sob a orientação da Professora Carolina Echeverria Carvalho. Composta pelas Professoras Fernanda Carmi Armel e Luce Mara Sandri da Rocha, Diretora Fabiana Muniz do Carmo e Coordenador Pedagógico José Rone Rabelo da Silva, a Comissão Julgadora Escolar selecionou os textos (poema, memória literária e crônica) e o vídeo (documentário), no último dia 19/08, que irão representar a escola na OBLP. Conforme edital, a escola enviou somente um trabalho por cada ano. Parabéns aos selecionados e boa sorte nessa reta final!