Café com poesia: comemorando o dia das mães

Texto por: Alcino Vernochi | Comunicação | CENIC

Café com poesia  (2)

O “Café com poesia” é um evento, cujo objetivo é fazer com que os alunos possam usar da sua criatividade para declamar o amor que sentem pelas suas mães através da poesia.

O mês de maio é muito importante, pois além de ser o mês dedicado à Maria, ele é o mês das mães. Com isso o colégio CENIC, situado na cidade de Corumbá – MS, promoveu a segunda edição do “Café com poesia”, para que os alunos do ensino fundamental I pudessem usar da sua criatividade e declamar o amor que sentem pelas suas mães através da poesia.

O Café com Poesia teve início no ano passado, 2016, com o objetivo de homenagear as mães no mês de maio. Neste ano já seguimos com a segunda edição do evento, só que desta vez com os alunos do fundamental 1, totalizando 90 alunos. O evento ocorreu no último sábado (13/05), no período da manhã, no pátio do colégio. No primeiro momento, houve a apresentação das meninas do Ballet, onde as mães, surpresas, tiveram que performar junto com elas. Em seguida cada turma declamou sua poesia, às vezes individualmente, as vezes a turma toda, para as suas respectivas mães.

A turma do 5° ano destacou-se, pois apresentaram poesias de autoria própria, e todos os cartões foram confeccionados pelas crianças. “A apresentação do 5° ano realmente emocionou, porque foram poesias feitas por eles. Claro, que dentro do contexto que nós trabalhamos sobre mãe. E inserindo nesse poema o que estávamos estudando sobre o que é um poema, o que é uma estrofe, o que é um verso, quais são as formas de rimar. E tudo também foi ilustrado como uma mini aula que a Ir. Hosana foi até ao 5° ano, por saber que ela gosta de poesia, então foi passar para eles algumas partes da poesia, como pode ser trabalhada, como que se pode colocar emoção. Isso eu procurei colocar neles. Então agora como temos a função de fazer a poesia para o Café com poesia, por que não retratar as características que você vê na sua mãe, na sua poesia?”, comentou a professora do 5° ano, Ernesta Ferreira Cetto.

O segundo momento foi marcado pela coroação de Nossa Senhora, onde houve um sorteio entre as mães para ver quem teria a honra de participar desse momento memorável. Após a coroação, a turma do fundamental cantou junto com as mães a música “Sou eu assim sem você”, do cantor Bochecha. Para encerrar o evento houve uma gincana onde as mães participaram com seus filhos. Com isso encerramos, de maneira divertida e alegre, mais uma homenagem às mães. A escola agradece à todos que participaram, por fazer esta festa bonita e maravilhosa.