Biologando: protagonismo em produzir o conhecimento biológico

Texto por: Professora Karina Alencar

Nos dias 16 a 20 de outubro, nas salas de aula do Ensino Fundamental I, os alunos do 1ª série do Ensino Médio colocaram em prática o projeto “Biologando, ensinando e aprendendo”. Os jovens apresentaram em formato de aula uma explanação do conteúdo por meio de slides, banners e entrega de folder explicativo. O objetivo do trabalho contemplou a interação entre os alunos a fim de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre temas de relevância social na área de biologia.

Os temas abordados pelos alunos: Leishmaniose, Raiva, Micoses e Escorpiões. Os jovens explicaram às crianças como se contrai a doença, como agir em caso de serem atacadas pelo animal, sintomas, prevenção e cuidados. Além da explanação do assunto, alguns animais como escorpiões, cobras, sapos e besouros, pertencentes à coleção de estudo do laboratório da escola, foram manipulados em frascos pelos participantes, complementando o assunto que já era de domínio dos alunos.

“Esse trabalho teve uma dedicação efetiva dos alunos. Os jovens solicitaram novas apresentações em outras salas, envolveram-se e ficaram encantados com a iniciativa. Uma troca mútua de conhecimento que possibilitou um estudo dinâmico e diferenciado para ambos os envolvidos, superou as expectativas e agregou valores à escola” afirma a professora  Karina Alencar de Biologia supervisora do trabalho.