Bailando no Arraial da Nhá Chiquinha 2017

Texto por: Alcino Vernochi | Comunicação | CENIC

Bailando no Arraial da Nhá Chiquinha 2017 (1)

O mês de junho é o mês das festas juninas, que é considerada a segunda maior festa brasileira, perdendo apenas para o carnaval. A festa junina é uma tradição trazida pelos portugueses, que no decorrer do tempo sofreu algumas alterações devido aos costumes locais. Inicialmente a festa tinha como objetivo o culto aos deuses pagãos, mas devido a influencia do catolicismo passou a ser associada com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Seguindo a tradição, o CENIC, no dia 08/06, realizou a festa junina comumente conhecida como Arraial da Nhá Chiquinha. Todo ano é proposto um tema diferente, neste ano o tema foi “Biomas brasileiros: belezas e ritmos no arraial da nhá Chiquinha”, que foi escolhido conforme o  tema da campanha da fraternidade. Cada ambiente da escola foi decorado conforme um bioma brasileiro e as danças apresentadas foram escolhidas pensando na tradição de cada região do país.

A escola buscou integrar a comemoração da festa junina com o projeto que já vem desenvolvendo, levando em conta o resgate social, que procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, para cuidar da vida e do bem comum. Ele foi dividido em duas etapas. A primeira etapa constou de atividades realizadas em sala relacionadas à data e ao tema, abordando tanto a história do Arraial Nhá Chiquinha, quanto a leitura de textos informativos, comidas típicas, produção gráfica, e a localização dos estados com seus respectivos biomas. A segunda etapa consistia na realização da festa. Toda a comunidade educativa esteve envolvida na produção da festa, restando apenas uma palavra mestra: Gratidão.  Nosso especial agradecimento se destina a todos: ex-alunos, pais, alunos, professores, coordenação, colaboradores em geral, simpatizantes e amigos.