Agradecimento da Madre pela Festa da Gratidão Mundial 2019

Texto por: Ir. Yvonne Reungoat FMA | Superiora Geral

madre - Agradecimento da Madre pela Festa da Gratidão Mundial 2019

San Antonio (Texas). No dia 26 de abril de 2019 em Bellflower, na Califórnia, foi celebrada a Festa da Gratidão Mundial “«A você as confio» «Deem a mim suas multidões sofridas, cansadas, pobres, apertadas umas às outras, imensamente desejosas de respirar livres»”.

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em resposta à Celebração da Festa da Gratidão Mundial 2019 vivida e aos votos recebidos escreveu uma Mensagem de Agradecimento que segue transcrita integralmente.

«Queridas Irmãs,

Venho hoje a vocês com alegria, no primeiro dia de maio, tempo que nos prepara para a solenidade de Maria Auxiliadora, para dizer-lhes, de todo o coração, o meu agradecimento pela participação de vocês na Festa Mundial da Gratidão vivida este ano em Bellflower (Califórnia), no dia 26 de abril passado.

Com muita comoção percebi a presença de todas as Filhas de Maria Auxiliadora do mundo, das jovens em formação, dos membros da Família Salesiana, das Comunidades Educativas, das crianças e das/os jovens, dos representantes da Igreja local e das muitas pessoas que, de maneiras diversas, participaram desse evento anual com senso de pertença, com entusiasmo, com espírito de família e com alegria.

Sou grata de modo particular às Inspetoras vindas de diversas Inspetorias e que, com sua presença, representaram todas as Inspetorias do mundo. Foi um sinal de unidade e de comunhão belíssimo, que nos abre o olhar para amplos horizontes, para “frequentar o futuro”, segundo a expressão querida ao Papa Francisco, com esperança e confiança.

Desejo expressar novamente meu agradecimento à Inspetora Ir. Rosann Ruiz e às Irmãs da Inspetoria Maria Imaculada dos Estados Unidos, por haverem preparado e realizado de modo maravilhoso esta Festa, em colaboração com jovens e leigos. Foi um testemunho significativo de uma experiência vivida em plena sinergia, na qual cada um/uma pôde expressar de modo competente as próprias potencialidades: é um dos dons que “recebi” neste estupendo e inesquecível dia!

O tema da Festa que foi proposto, com coragem e profunda carga de humanidade, envolveu as comunidades educativas em torno do fenômeno da migração que, para todos, é um desafio a ser acolhido com espírito evangélico e salesiano: «A você as confio».

Posso dizer que esse envolvimento foi além dos limites das realidades individuais para abraçar o mundo inteiro.

Somos uma bela e grande família, rica de possibilidades notáveis a serem postas a serviço de irmãos e irmãs em situação de precariedade, de pobreza, de dificuldades, especialmente para aqueles jovens que esperam gestos de carinho, de compreensão, de escuta.

É uma missão a ser vivida com coração missionário, na certeza de que cada gesto doado é uma oportunidade para anunciar que Jesus está vivo, está com eles, os ama e quer que sejam felizes.

Digo a todos um profundo obrigada pela rica e abundante oração, pelas numerosas mensagens enviadas que tanto me agradaram, pelo carinho para comigo e que interpretei como sentimento dirigido a cada Filha de Maria Auxiliadora presente nos cinco Continentes.

Agradeço também pela generosa contribuição em dinheiro que me foi oferecida e, como já anunciado, será utilizada para necessidades particulares do Instituto e para apoiar a nova comunidade na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Comunidade formada por Irmãs provenientes das Inspetorias pertencentes às Conferências Interinspetoriais CIMAC e NAC e, portanto, comunidade intercultural que, em colaboração com outras instituições, será lugar de acolhida e de formação para jovens migrantes.

Desejo que em cada realidade comunitária haja disponibilidade para definir caminhos possíveis e inovadores que dêem continuação à experiência vivida no dia da gratidão. Será um sinal tangível de que algo de novo está nascendo e que dará frutos de bem no mundo todo, especialmente para as jovens e os jovens e, creio também, motivo de fecundidade vocacional.

No dia 24 de maio estarei em Turim para a solenidade de Maria Auxiliadora e entregarei a ela o meu obrigada para que, com a intensidade e ternura de seu coração de Mãe, faça-os recebê-lo pessoalmente. Este quer ser um gesto para retribuir com grande afeto o obrigado recíproco. Estarei em comunhão com todo o Instituto ao celebrar a festa de São Domingos Sávio e de Madre Mazzarello. Pedirei com confiança, também no nome de vocês, que nos obtenha novas e generosas vocações jovens decididas/os a seguir Jesus incondicionalmente e a anunciar com alegria a outros jovens o Evangelho da vida!

Sintamo-nos próximas com a oração pelas populações atingidas pelos recentes atos de terror no Sri Lanka e, infelizmente, em tantas outras partes do mundo.

Jesus ressuscitado mantenha viva a esperança e seja apoio para as pessoas que com grande generosidade e não sem sacrifício, oferecem sua ajuda com gestos concretos de solidariedade e proximidade espiritual.

Renovo a cada uma, de todo o coração, o meu obrigada.

Deus as abençoe.

Festa da Gratidão 2019 - Agradecimento da Madre pela Festa da Gratidão Mundial 2019