A importância das atividades extracurriculares para o desempenho escolar

Texto por: Fernanda Xavier Soares, Profª Gerenciadora dos recursos mediáticos (PROGETEC), Escola São José.

balé 2

As atividades extracurriculares tem um grande impacto no desempenho escolar.  Quando o aluno apresenta alguma dificuldade em sala de aula e se descobre com grande talento em esportes ou arte, ele desenvolve uma confiança em si mesmo, fortalecendo sua auto-estima e isto certamente ajudará no desempenho escolar.  Porém para que a experiência seja funcional, é necessário gerar prazer e engajamento, fazer com que a escola desperte a motivação nos alunos e familiares, sendo desta forma mais proveitosa e estabelecendo um diferencial sólido. Neste ano de 2016 a Escola Estadual São José, Campo Grande-MS, estará com atividades extracurriculares, tais como: Ballet, Xadrez, Violão, Boxe, que serão realizadas nas dependências da Escola. Conforme segue o quadro abaixo:

Atividade Dia da Semana Horário 1 Horário 2 Horário 3
Ballet Segunda e Quarta 14:30 às 15:30 15:30 às 16:30
Violão Segunda-feira 15:20 às 16:20 16:20 às 17:20 17:20 às 18:20
Xadrez Quarta-feira 15:20 às 16:20 16:20 às 17:20 17:20 às 18:20
Boxe Sexta-feira 17:20 às 18:30

Estudos indicam que os alunos que praticam atividades extracurriculares que vão além da teoria apresentam uma elevação no rendimento nas matérias tradicionais da Escola. Veja como algumas das atividades extracurriculares oferecidas mais tradicionalmente podem beneficiar seus alunos:
Fonte: https://www.institutoclaro.org.br/blog/a-importancia-das-atividades-extracurriculares-para-o-desempenho-escolar/

Música
Um estudo realizado pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mais de 200 estudantes entre 8 e 10 anos revelou que os alunos que tinham aulas de música mostravam desempenho melhor em leitura e em matemática. Nas aulas oferecidas aos alunos pelo estudo, as crianças cantavam, compunham canções, improvisavam com sons e faziam exercícios rítmicos com a flauta doce.

Xadrez
xadres
Já é conhecido o benefício que os aprendizados de lógica podem trazer aos alunos. O xadrez, além de ter um aspecto lúdico que ajuda a interessar as crianças, é uma ótima forma de incluí-las. Um estudo da Universidade de Hong Kong mostrou que estudantes que jogam xadrez podem ter notas até 15% melhores após o início da prática.

Esportes

Esportes

Além de sua importância para a saúde dos alunos, os esportes também oferecem a eles experiências muito importantes: exigem cooperação, tomada rápida de decisões, reconhecimento das diferenças pessoais e consciência das próprias forças e limitações. Eles também podem cumprir o importante papel de socialização para os estudantes.

Artes

balé 1O projeto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, concluiu que o contato com artes plásticas, dança e cinema pode melhorar o desempenho geral dos estudantes. O projeto tomou como base resultados da Prova Brasil aplicada a alunos de escolas públicas onde os professores do projeto atuam. O desempenho dos alunos dessas escolas em Língua Portuguesa foi, em média, 2,7 pontos melhor que o dos alunos de outras escolas.