A hora do conto

Texto por: Raquel da S. Clementino

Como dizia Villardi “Não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler” (VILLARDI, 1997, p. 2). Pensando assim, a Educação Infantil desenvolve o projeto “A hora do conto”, dada a importância do incentivo à leitura, os benefícios como auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança.  Nestes momentos as histórias são contadas com muita arte!

Desta forma, com entusiasmo e magia, as crianças do Infantil III participaram desse momento, que além de desenvolver o gosto pela leitura, possibilitou abordar com criatividade conteúdos como as vogais e também falar sobre sentimentos.

O tema da história foi “A ilha dos sentimentos” de Reinilson Câmara, que despertou muita curiosidade nas crianças, levando-os a questionarem sobre algumas emoções, como vaidade, alegria, tristeza, amor, enfim, conseguiram expor situações do seu dia a dia que os levaram a compreender os sentimentos mencionados.

Ao final da história e por meio de indagações, as crianças foram motivadas a refletirem sobre as vogais presentes e assim de maneira lúdica, foi enfatizada a letra “i”. Em seguida cada pequeno pode escrever na fantasia da professora palavras que iniciam com esta vogal! As horas do conto são esperadas como  um momento mágico pelas nossas crianças!