3ª Copamática Auxiliadora

Texto por: Elza Moretti - Coordenadora Pedagógica do 6º ao 8º Ano

A disciplina de Matemática sempre teve papel fundamental para a evolução da humanidade, por exemplo, na Grécia clássica os filósofos recorriam a ela para demonstrar suas ideias e comprovar seus experimentos, a ponto de Platão escrever na entrada de sua academia a frase: “Que ninguém que ignore a Matemática entre aqui”, ressaltando sua importância. Por volta do século XV na era conhecida como a dos grandes descobrimentos, da conquista e da colonização, a Matemática também teve papel decisivo devido à expansão dos sistemas educacionais impulsionado principalmente pela escrita e pelo sistema de numeração dando o registro de quantidades, de operações aritméticas de tabelas auxiliando a navegação, registros de dados astronômicos, inclusive pelo livro que marca o inicio da ciência moderna de Isaac Newton com o título de “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

Nesses relatos podemos perceber a utilização da Matemática para resolver problemas reais, ou seja, algo prático e útil.

Sempre com o intuito de agregar a teoria a prática, e mostrar aos alunos que a Matemática também pode ser divertida, realizamos na amanhã do dia 06 de setembro, a tradicional COPAMÁTICA AUXILIADORA.

O evento era aguardado com muita expectativa pelos alunos do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental durante o ano letivo. Tendo com os principais objetivos: •Estimular o aprendizado da Matemática. •Integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade. •Oportunizar a troca de conhecimentos e vivências. •Propiciar atividades lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.

Ao final do evento ficou visível a satisfação dos alunos. Foi uma experiência maravilhosa e gratificante onde alunos e professores procuraram dar o melhor de si naquilo que se destaca.