30º Aniversário do Movimento Juvenil Salesiano mundial

Texto por: Pe. Fabio Attard SDB | Ir. Runita Borja FMA

Queridos jovens, FMA, SDB e Salesianos cooperadores do Movimento Juvenil Salesiano,
“Perto ou longe, penso sempre em vós. Um só é o meu desejo: ver-vos felizes no tempo e na eternidade… basta-me saber que sois jovens para que vos ame muito”.

Com estas palavras de Dom Bosco, gostaríamos de chegar a todos e a cada um de vós neste ano de bênção e de graça. Há trinta anos atrás, para comemorar o centenário da morte de Dom Bosco, realizou-se em Turim e no Colle Dom Bosco o “Confronto DB 88” de 28 de agosto a 4 de setembro. Naquela ocasião, o Movimento Juvenil Salesiano foi lançado como um movimento mundial. Celebramos este aniversário que, como coincidência providencial, se realiza precisamente na vigília do Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

É evidente que o Movimento Juvenil Salesiano em trinta anos de vida tem crescido constantemente nas Inspetorias, nas Nações e em todos os Continentes. O Movimento torna concreta e visível a comunhão de grupos juvenis e associações, inspiradas em Dom Bosco e Madre Mazzarello1. Agora existem estruturas de coordenação, simples e ágeis, a vários níveis como, por exemplo, a Coordenação Nacional em muitos Países, a Coordenação Regional no SEPSUR-CICSAL e Inter-América, e a Coordenação Continental para a Europa e o Médio Oriente.

O Movimento Juvenil Salesiano é presença pastoral – educativa – evangelizadora completa e vasta da Família Salesiana com os jovens, entre os jovens e para os jovens: é a missão juvenil que une os diferentes grupos da Família Salesiana em espírito de colaboração, especialmente os SDB, FMA e Salesianos cooperadores.

O foco escolhido pelo Sínodo dos Bispos para refletir sobre a realidade das novas gerações encontra a sua profunda ressonância na identidade do Movimento Juvenil Salesiano que, desde a sua origem como movimento mundial, tem como ponto comum, entre os grupos e associações juvenis que se consideram parte integrante, viver “os valores da espiritualidade juvenil salesiana” 2 numa perspetiva vocacional, como caminho de discernimento e adesão ao sonho de amor de Deus, precisamente o tema sinodal.

Aproveitamos esta ocorrência do 30º aniversário de vida do MJS para vos estimular a acreditar no seu valor, valorizando a sua identidade, promovendo a sua coordenação (local, inspetorial, nacional, regional, continental) e assegurando o caminho do pleno crescimento dos jovens, a nível pessoal e de grupo, que dedica especial cuidado e atenção particular ao discernimento vocacional. Aprofundemos juntos, jovens e adultos, os valores da espiritualidade juvenil salesiana para sermos resposta aos desafios do terceiro milênio: vida e quotidiano; alegria e otimismo; amizade com Jesus; comunhão eclesial; serviço responsável.

Veja o artigo completo no PDF.